Quem somos

O tema da Roda da Fortuna se originou na Antiguidade greco-romana provavelmente a partir da fusão de duas deusas: Fors e Fortuna. Tal combinação fez surgir Fors (Fortuna), deusa que personificava o acaso, o destino e a sorte. Cristianizada na Idade Média, a Roda da Fortuna representava, simultaneamente, a Roda da Vida e a Roda do Acaso, pois simbolizava as contínuas mudanças tanto positivas quanto negativas que o homem medieval passava durante a vida.

 

Com o ISSN (2014-7430) registrado junto à Biblioteca de Catalunya (Barcelona, Espanha), a Roda da Fortuna é uma revista que tem como objetivo publicar, em meio eletrônico, textos relacionados à Idade Média em uma perspectiva interdisciplinar que inclua áreas como História, Filosofia, Antropologia, Direito, Artes, Literatura, Filologia, dentre outras.

 

Com uma periodicidade semestral, pretendemos incentivar a elaboração de trabalhos acadêmicos relacionados ao Mundo Medieval, contribuindo como um veículo de divulgação destas pesquisas no âmbito virtual.

 

Esta revista publica dois números por ano, cujos artigos são avaliados por pareceristas do Conselho Consultivo e por pareceristas (ad hoc) convidados semestralmente. A avaliação é cega e por pares. Em caso de uma avaliação positiva e outra negativa, o texto será enviado a um terceiro parecerista.

 

A Roda da Fortuna também oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, de acordo com o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público confere maior democratização do conhecimento.


INFORMAÇÃO IMPORTANTE: A revista Roda da Fortuna informa que encerrou suas atividades e não publicará mais nenhum artigo a partir do número 2022/1. A partir de abril de 2023, os artigos estarão disponíveis numa versão gratuita do site da revista (Wix). No entanto, nós não nos responsabilizamos pelo arquivamento do material. Sugerimos que os autores publiquem seus artigos em plataformas como o Academia.edu e o ResearchGate. Todos os artigos publicados desde 2012 também estão disponíveis numa pasta do Google Drive, que pode ser acessada no perfil da revista no Academia.edu. Agradecemos a todos os autores e pareceristas que contribuíram durante esta década de existência (2012-2022).

 

Linhas editoriais:

 

- Cultura, Memória e Narrativas na Idade Média

 

- Poder e Relações sociais na Idade Média

  

Regno, Regnavi, Sum sine regno, Regnabo

("Reino, reinei, não tenho reino, reinarei")

Inscrição de uma miniatura italiana (século XIV)